C O O P E R A Ç Ã O

C O O P E R A Ç Ã O

Cooperar significa saber como contribuir para alcançar um objetivo comum.

A 4° revolução industrial, chamada revolução algorítmica, vem trazendo transformações em todos os níveis de atuação humana, alterando decisivamente a economia, as relações sociais e o impacto de nossas ações em todo o planeta, em diversos âmbitos da sociedade. Ela marca a convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Nessa nova era, a capacidade das pessoas em se relacionar, encarar desafios de uma maneira em grupo, colaborativa se faz presente.
Cooperar é agir de maneira conjunta para uma finalidade ou um objetivo em comum. Cooperação é, por definição básica, a relação entre pessoas. As competências comportamentais necessárias para ser bem-sucedido no local de trabalho, ao contrário das chamadas competências técnicas, são mais complexas de se mensurar, mas cada vez mais importantes. Empatia, flexibilidade, cooperação ganham cada vez mais força no mercado de trabalho.
Um estudo chamado “A crescente importância de habilidades sociais no mercado de trabalho” do pesquisador David Deming, professor de Políticas Públicas, Educação e Economia na Universidade Harvard, compilou dados do mercado de trabalho dos EUA entre 1980 e 2012, e apontou um aumento na oferta de empregos para funções que requerem alto grau de interação humana, como gerentes, professores, enfermeiros, médicos e advogados.
De acordo com Daniela Galhardo, especialista em comportamento humano e em treinamentos comportamentais, motivacionais e de comunicação, e uma das fundadoras da Girasole Desenvolvimento Humano, as relações são fundamentais. Seja na vida profissional ou pessoal, a cooperação nos ajuda a atingir nossas metas e objetivos. Um ser humano, mesmo o mais inteligente, resolve pouca coisa se estiver absolutamente sozinho. “Então, como podemos envolver e conseguir a colaboração das pessoas? E como podemos obter resultados com tanta diversidade de opiniões e pontos de vista diferentes? Acredite! São suas atitudes e seu poder de influência que podem fazer a grande diferença. Esses são os desafios que enfrentamos hoje”.
Natália Mancio – Baskara

Cada uma destas cores tem um significado próprio:

Vermelho - Coragem.
Alaranjado - Visão de futuro.
Amarelo - Desafio em casa, família e comunidade.
Verde - Crescimento individual como pessoa e como cooperado.
Azul - Horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-os uns aos outros.
Anil - necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação.
Violeta - Beleza, calor humano e coleguismo.